Quiche de Alho Poró Fit

Base da Massa:

500 gramas de farinha de trigo integral
1/2 tablete de manteiga com sal (Nota, não pode ser margarina, é altamente prejudicial à saúde. Utilize manteiga extra).

Recheio:

1 pacote de ricota
1 alho poró fatiado
1/2 talo de cebolinha picado
2 dentes de alho picado
2 colheres cheia de requeijão cremoso
2 colheres de azeite extra virgem
3 ovos grandes batidos (como se fosse preparar uma omelete)

Modo de preparo da massa:

Tire a manteiga da geladeira pelo menos 40 minutos antes do preparo, pique ela em pedaços pequenos e coloque numa tigela.
Acrescente aos poucos a farinha de trigo integral e com as pontas dos dedos vá misturando a farinha com a manteira, não toque na massa com as palmas das mãos para que a massa não esquente e a manteiga derreta por completo. Não precisa adicionar sal na massa caso você utilize a manteiga com sal. Se utilizar a sem sal, misture o sal à farinha de trigo antes de misturar à manteiga.
Após misturada (ela antea vai dar uma esfarelada, parecendo uma farofa, mas a consistência vai ficar bem homogênea quando estiver no ponto certo) faça uma bola, enrole em um filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 20 minutos. Abra a massa, coloque na base de uma forma removível e deixe na geladeira coberto enquanto prepara o recheio.

Modo de preparo do recheio:

Aqueça uma panela em fogo médio/baixo, acrescente o azeite. Jogue o alho, deixe dourar um pouco. Acrescente o alho poró e deixe dar uma leve refogada. Esfarele bem a ricota antes de levar a panela e vá misturando ao alho poró aos poucos, em fogo médio, aqueça bem a ricota para que perca a propriedade que ‘Queijo Fresco’ para que possa combinar com alimentos do Grupo A, caso a ricota não aqueça o suficiente, ela não pode ser misturada a alimentos do Grupo A. Já falei mais sobre alimentos do Grupo C aqui. Assim que a ricota aquecer bastante, acrescente o requeijão cremoso que também precisa ser aquecido por pertencer também ao Grupo C. Dois a três minutos no fogo é necessário. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco, adicione a cebolinha picada e misture bem. Cinco minutos bastam a panela com o recheio em cima de uma pedra de mármore ou granito (em cima da pia). Acrescente o recheio à base que ficou esse tempinho na geladeira. Espalhe bem até que o fundo fique coberto com o recheio. Acrescente sobre o recheio, os 3 ovos batidos e leve ao forno pré aquecido em 180 graus por mais ou menos 20 a 25 minutos (apenas para que a base asse por completo). Se o seu forno tiver grill, recomendo que depois desse tempo, deixe de cinco a 10 minutos a quiche na função grill para que os ovos batidos em cima do recheio fiquem com a consistência de quiche. Caso não tenha grill, deixe esses 5 a 10 minutos a mais no forno normal.

Esta quiche não vai queijo amarelo por motivos de eu tê-la desenvolvido para não ganhar peso, mas você pode utilizar o queijo que quiser no lugar da ricota, mas lembre-se, quanto mais amarelo o queijo, mais gordura, quanto mais gordura, mais prejudicial à saúde é.

Faz aí e conta pra gente se gostou!

quiche

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s